Sicredi - Energia como moeda


O programa Jovens Inovadores em ODS selecionou 15 grupos de jovens de quinze empresas diferentes para acelerarem suas ideias inovadoras que se relacionam diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O programa começou em agosto de 2019 e aconteceu em parceria entre Pacto Global/ONU e Centro de Intraempreendedorismo. Uma das empresas selecionadas foi a Sicredi com o seu projeto "Energia como moeda".



Qual problema o projeto visa responder?


Mitigação das emissões de gases do efeito estufa originados de fontes enérgicas "sujas". E falta de investimentos em iniciativas verdes.



Qual é o projeto?


A ideia é um sistema colaborativo: cooperativa de crédito, associado e cooperativa de energia renovável. A cooperativa de crédito é o agente financiador da tecnologia para a produção da energia, o associado passa a produzir energia limpa e o excedente de produção é vendido para a cooperativa de crédito, por meio da cooperativa de energia limpa. Gera-se renda para os associados e fomentamos a Intercooperação, o desenvolvimento local, além da sustentabilidade da forma mais genuína. O modelo proposto tem vantagens como entrante. Fomenta-se boas práticas para o desenvolvimento sustentável, potencializa negócios conscientes e parcerias assertivas.



Como o projeto vai gerar valor para a organização e para a sociedade?


Para o associado o projeto vai gerar renda e oportunidade de acesso ao financiamento de energia solar. E para a Cooperativa vai ter duas operações rodando de forma limpa sem precisa imobilizar. Do ponto de vista social, a ideia cria um modelo de negócio que proporcionará a qualquer associado da Sicredi União PR/SP acesso e inserção no mercado de energia renovável; e do ponto de vista ambiental promoverá o acesso a energias limpas, deixando de gerar impactos ambientais negativos.



Objetivos do Desenvolvimento Sustentável impactados:





2 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now