JOVENS INOVADORES EM ODS.png

inova 2030

O Programa Inova2030: Jovens Inovadores em ODS é voltado para jovens de 18 a 35 anos de empresas da Rede Brasil do Pacto Global. Foram selecionados 15 grupos de jovens para terem seus projetos acelerados.

A iniciativa oferece às empresas a oportunidade de engajar seus talentos em um projeto que conecta sustentabilidade e inovação. Além disso, as companhias se beneficiam pelo desenvolvimento de soluções reais de negócios que têm o potencial de fornecer valor para a empresa e para a sociedade.

Inova2030 é uma oportunidade para as empresas assumirem o protagonismo e ganharem visibilidade no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país e no mundo.

Jovens inovadores em ods

agenda

O programa teve duração de 10 meses e foi dividido em 5 oficinas:

 

1- Agenda 2030, inovação e intraempreendedorismo;

2- Desenho do projeto;

3- Business case e navegação no sistema político;

4- Prototipagem;

5- Pitch 

Você conferir o Pitch de cada uma das empresas na descrição dos projeto abaixo. 

B3

Programa de Mentoria para Mulheres 

O programa tem como objetivo desenvolver soft skills e empoderar as mulheres da organização que desejam assumir o protagonismo de suas carreiras e tornarem-se líderes no futuro breve. Acontecendo na B3, enxergamos o potencial do programa ganhar escala e visibilidade no mercado, por conta do papel de pioneirismo que a bolsa exerce no país, influenciando o mercado a avançar nessa direção e impactando positivamente.

Pitch 

Caixa Econômica Federal

Fundos de Investimento para Causar 

O projeto consiste no desenvolvimento de uma família de fundos de investimento que alocam seus recursos em ativos ou arranjos financeiros que promovam a solução de problemas sociais e ambientais, como por exemplo green bonds e SDG bonds. Esses produtos tem como público-alvo investidores que queiram conciliar retorno financeiro e impacto socioambiental. No piloto, estamos propondo um fundo voltado à questão climática.

Pitch 

Construtora Barbosa Mello

PFO - Programa de Formação de Operadores 

Programa de Formação de Operadores (PFO) nas comunidades em que atua, com uso de tecnologias inovadoras - O desafio contempla os seguintes aspectos: 
- Há novos métodos e tecnologias embarcadas em equipamentos utilizados em obras de infraestrutura que permitem ganhos de produtividade
- O mercado não dispõe de operadores com a formação adequada e na quantidade necessária
- A CBM tem o compromisso de apoiar as comunidades em que atua
O PFO qualifica pessoas para o mundo profissional, aumenta a empregabilidade, desenvolve a infraestrutura com inclusão social e fortalece as comunidades locais ao usar, na sua pedagogia, métodos, processos e tecnologias que dão resultado. 

Pitch 

Corbion

Logística Reversa de IBCs
 

A intenção do projeto é dar uma destinação correta para as embalagens no qual os produtos da Corbion são vendidos. Inicialmente os IBCs serão o foco, mas o projeto pode de estender para todos os tipos de embalagem. A empresa que nos fornece as embalagens será a responsável por ir até nosso cliente e recolhê-las. Após este processo, teremos desconto nas próximas compras e queremos repassar isto ao cliente. Acreditamos que o projeto auxiliará grandemente contra a poluição do meio ambiente, visto que as embalagens de produtos são parte considerável dos itens que poluem a meio ambiente. 

Pitch 

CPFL Energia 

Second life

O projeto visa encontrar soluções para uma segunda aplicação de baterias usadas de Veículos Elétricos (VEs), visto que este é o principal resíduo do veículo e também o item que mais impacta na decisão de compra dos clientes. A distribuidora de energia seria uma compradora dessas baterias degradadas e utilizaria para armazenamento de energia em subestações e campos eólicos. Além disso, é previsto no projeto um estudo de reciclagem de baterias para que aquelas que forem descartadas tenham seus componentes reutilizados ou descartados corretamente. Dessa forma, o projeto visa criar um novo modelo de negócio para as empresas fabricantes de baterias e atender ao mercado de energia e de VEs.

Pitch 

Embraco

Projeto de Reuso de Areia Descartada de Fundição

Redução de custos e impactos ambientais com descarte de areia de fundição.Hoje a Embraco gasta aproximadamente R$ 300k/ano para destinar a areia de fundição ao aterro industrial. Essa areia poderia ser reutilizado em outros processos industriais, evitando esse gasto e contribuindo com o meio ambiente por meio de: meta de 'aterro zero', aumento do ciclo de vida do produto, redução da extração de areia natural

Pitch 

Lojas Americanas S.A.

Projeto para a Remoção das Sacolas nas Lojas Físicas

Acreditamos no nosso potencial de mudança do hábito de consumo dos nossos clientes, para reduzir a geração de sacolas plásticas atualmente distribuídas em mais de 1.700 lojas em todo o Brasil. Para alcançar esse objetivo, nossa proposta é um plano para conscientização da população aliada a não distribuição de sacolas plásticas descartáveis, oferecendo uma opção alternativa de baixo impacto ambiental e baixo custo, utilizando em um primeiro momento a estratégia de caskback, com um benefício financeiro para o cliente.

Pitch 

Natura

Empreenda Amazônia 

Há uma grande evasão dos jovens das comunidades da região Amazônica para os centros urbanos em busca de oportunidades de trabalho. Isto se deve em partes ao fato de que sua renda depende de um insumo específico. Nossa ideia é promover a educação financeira e dar ferramentas de empreendedorismo para melhor uso dos recursos e desenvolvimento de projetos associados a diversificação das fontes de renda.

Pitch 

Nestlé

CACAUSANDO

A produção de cacau está ameaçada em diversas partes do mundo.  A baixa rentabilidade do produtor resulta em problemas sociais. Além disso, 80% do fruto é casca, o que leva a uma grande geração de resíduos que podem ser foco de doenças. O aproveitamento da casca como material energético na cadeia produtiva pode ajudar a mitigar esses problemas. A Nestlé Brasil consome mais de 50 mil toneladas de cacau por ano. Aumentando a renda dos agricultores, a Nestlé estará fortalecendo a sua rede de fornecimento regional. E assim, os agricultores poderão focar na produção de um cacau de melhor qualidade. O trabalho procura formar cadeias de fornecimento verdes, reduzir a pegada de carbono através do uso de energia limpa e apoiar comunidades locais. 

Pitch 

Novozymes

Tratamento de Água Acessível a Todos

Trata-se de um sistema de tratamento de efluentes modular que visa melhorar a qualidade do efluente produzido pela Novozymes Quatro Barras e Araucária para reuso. O modular refere-se a possibilidade de reposicionamento dos diferentes módulos entre plantas ou outros locais com efluente semelhante.

Pitch 

Sicredi União PR/SP

Energia como Moeda

Energia Renovável como moeda. A ideia é um sistema colaborativo: cooperativa de crédito, associado e cooperativa de energia renovável. A cooperativa de crédito é o agente financiador da tecnologia para a produção da energia, o associado passa a produzir energia limpa e o excedente de produção é vendido para a cooperativa de crédito, por meio da cooperativa de energia limpa. Gera-se renda para os associados e fomentamos a Intercooperação, o desenvolvimento local, além da sustentabilidade da forma mais genuína. O modelo proposto tem vantagens como entrante. Fomenta-se boas práticas para o desenvolvimento sustentável, potencializa negócios conscientes e parcerias assertivas.

Pitch 

Sodexo

Combate ao Desperdício de Alimentos

A Sodexo é uma empresa multinacional fornecedora de serviços de alimentação e facilities. No Brasil, somos mais de 44 mil colaboradores e atendemos 1,5 milhão de pessoas. Temos cerca de 2.000 restaurantes corporativos espalhados por todo o país, e nosso projeto tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos e a geração de resíduos orgânicos por meio da doação do excedente de produção, mais conhecida como sobra limpa, aquele alimento que foi produzido, mas não chegou a ser servido. Cerca de 52 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar e mais de 7 milhões passam fome, enquanto 26 milhões de toneladas de alimentos são descartadas anualmente. Queremos fechar o ciclo do serviço de alimentação que ofertamos a nossos clientes, de forma solidária e responsável.

Pitch 

Solví

Avaliação da Instalação de Módulos Fotovoltaicos em Áreas de Aterros Sanitários Encerrados

Um desafio contínuo é encontrar áreas adequadas para implementar tecnologias de energia solar sem causar danos ecológicos. Este estudo discutirá alguns requisitos técnicos que permitam instalação de módulos fotovoltaicos em áreas de aterros sanitários encerrados. Como resultado, pretende-se mostrar que o uso de áreas de aterros encerrados para instalação de um projeto de geração fotovoltaica é vantajoso técnica, ambiental e economicamente.

Pitch 

Votorantim Cimentos S.A.

Renovação de Lares: uma alternativa para famílias em situação de vulnerabilidade no Brasil  

Habitações insalubres são um grande desafio para o Brasil. A reforma de casas para famílias em situações vulneráveis é uma oportunidade para a sociedade e o setor de cimento. A ideia é promover parcerias entre empresas sociais, empresas de materiais de construção e varejistas locais, oferecendo reformas profissionalizadas com um custo especial para essas famílias.

Pitch 

WayCarbon

SDG Tracker 

O módulo ODS está sendo desenvolvido para auxiliar a atuação das empresas sobre os desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O sistema possibilita, de forma dinâmica e responsiva, que os usuários forneçam dados de sua atuação socioambiental em forma de indicadores que correlacionam suas atividades às metas dos ODS. A ferramenta entrega análises de desempenho no atingimento das metas propostas para cada usuário com base no perfil de atuação da empresa, traçado a partir do preenchimento de um formulário padrão do sistema.

Pitch 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now