top of page
  • Foto do escritorLiga de Intraempreendedores

Granolab/Granotec do Brasil - Logística Reversa de IBCs


O programa Jovens Inovadores em ODS selecionou 15 grupos de jovens de quinze empresas diferentes para acelerarem suas ideias inovadoras que se relacionam diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O programa começou em agosto de 2019 e aconteceu em parceria entre Pacto Global/ONU e Centro de Intraempreendedorismo. Uma das empresas selecionadas foi a Granolab/Granotec do Brasil com o seu projeto "Logística Reversa de IBCs".



Qual problema o projeto visa responder?


O conceito de economia circular engloba a diminuição no desperdício de materiais, através de práticas que prolonguem o ciclo de vida dos mesmos. ¹ A internalização da cultura de economia circular dentro dos processos executados pela Granolab pode virar uma realidade. Para isso, a implementação de uma logística reversa de embalagens IBC, controlado e creditado por plataforma blockchain servirá como piloto para que, no futuro, a empresa expanda essa plataforma para outros produtos do seu catálogo. 



Qual é o projeto?

A intenção do projeto é dar uma destinação correta para as embalagens no qual os produtos da Corbion são vendidos. Inicialmente os IBCs serão o foco, mas o projeto pode de estender para todos os tipos de embalagem. A empresa que nos fornece as embalagens será a responsável por ir até nosso cliente e recolhê-las. Após este processo, teremos desconto nas próximas compras e queremos repassar isto ao cliente. Acreditamos que o projeto auxiliará grandemente contra a poluição do meio ambiente, visto que as embalagens de produtos são parte considerável dos itens que poluem a meio ambiente. 


Como o projeto vai gerar valor para a organização e para a sociedade?

A Granolab quer em alguns anos fazer parte de uma empresa que auxilia seus clientes a retornar 100% das embalagens. Acreditamos que não basta vender o produto, a empresa também deve ser corresponsáveis pela destinação correta dos resíduos gerados após o seu uso também. O projeto é muito bom, pois além da destinação correta, barateia o preço do produto.



Objetivos do Desenvolvimento Sustentável impactados:







54 visualizações0 comentário
bottom of page