top of page
  • Foto do escritorLiga de Intraempreendedores

CPFL Energia - Second Life


O programa Jovens Inovadores em ODS selecionou 15 grupos de jovens de quinze empresas diferentes para acelerarem suas ideias inovadoras que se relacionam diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O programa começou em agosto de 2019 e aconteceu em parceria entre Pacto Global/ONU e Centro de Intraempreendedorismo. Uma das empresas selecionadas foi a CPFL Energia com o seu projeto "Second Life".



Qual problema o projeto visa responder?

No ano de 2017, a frota mundial de carros nas estradas foi de aproximadamente 3 milhões de veículos1. Embora o Brasil ainda possua uma participação tímida frente ao mercado internacional de veículos elétricos, a CPFL Energia, 3ª maior empresa privada produtora de energia elétrica no Brasil, está desenvolvendo estudos acerca do reaproveitamento de baterias de carros elétricos após o fim de sua vida útil. O projeto, desenvolvido por Eduardo, Feliphe e Amanda, pretende reduzir os resíduos de bateria, abrindo uma nova oportunidade de negócios para a empresa.



Qual é o projeto?

O projeto visa encontrar soluções para uma segunda aplicação de baterias usadas de Veículos Elétricos (VEs), visto que este é o principal resíduo do veículo e também o item que mais impacta na decisão de compra dos clientes. A distribuidora de energia seria uma compradora dessas baterias degradadas e utilizaria para armazenamento de energia em subestações e campos eólicos. Além disso, é previsto no projeto um estudo de reciclagem de baterias para que aquelas que forem descartadas tenham seus componentes reutilizados ou descartados corretamente. Dessa forma, o projeto visa criar um novo modelo de negócio para as empresas fabricantes de baterias e atender ao mercado de energia e de VEs.



Como o projeto vai gerar valor para a organização e para a sociedade?


Para a CPFL e geradores de energia o projeto vai garantir a aquisição de baterias para armazenamento de energia com um custo muito menor. Para a BYD será solução para destinação de baterias usadas em VEs e ganhos financeiros com novo modelo de negócio.

E para a sociedade o projeto representa a diminuição de emissão de gases do efeito estufa.



Objetivos do Desenvolvimento Sustentável impactados:








70 visualizações0 comentário
bottom of page