top of page
  • Foto do escritorLiga de Intraempreendedores

Construtora Barbosa Mello - PFO - Programa de Formação de Operadores


O programa Jovens Inovadores em ODS selecionou 15 grupos de jovens de quinze empresas diferentes para acelerarem suas ideias inovadoras que se relacionam diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O programa começou em agosto de 2019 e aconteceu em parceria entre Pacto Global/ONU e Centro de Intraempreendedorismo. Uma das empresas selecionadas foi a Construtora Barbosa Mello com o seu projeto "PFO - Programa de Formação de Operadores ".



Qual problema o projeto visa responder?


A Construtora Barbosa Mello (CBM), é uma empresa do setor de construção civil com atuação em diferentes estados. Devido às suas operações, muitas vezes a força de trabalho da empresa precisa ser capacitada para que os equipamentos de última geração da CBM sejam operados. Assim, visando desenvolver e capacitar operadores para os equipamentos da CBM, inserir e apoiar socialmente as comunidades onde atua, ganhar produtividade e melhorar os índices de segurança do trabalho a empresa propôs um Programa de Formação de Operadores nos locais em que a CBM possui vínculo. Esse programa tem por objetivo qualificar pessoas para o mundo profissional, aumentando a empregabilidade e diminuindo a lacuna que existe no setor da construção civil no que se refere à mão de obra qualificada.



Qual é projeto?


O programa visa selecionar, entre os colaboradores de funções de base da obra, candidatos para a qualificação e aprimoramento de conhecimentos e habilidades. Com uma formação em três meses o PFP começará suas atividades juntamente com o início da obra. Com aulas presenciais e online, uma nova turma de 10 alunos será iniciada a cada mês com o intuito de formar um melhor profissional para a obra, além de ampliar a empregabilidade dessa população e aumentar a geração de renda, uma vez que qualifica essas pessoas para outros desafios e atividades a serem realizadas após o encerramento do projeto. Para isso, haverá aulas relacionadas ao escopo da obra e também focadas em conteúdo como manutenção e introdução à operação, cidadania, saúde e segurança. 



Como o projeto vai gerar valor para a organização e para a sociedade?

O projeto visa a formação de pessoas na comunidade onde a CBM atua. Guiado pela vertente de educação transformadora, a ideia é estruturar um programa que se retroalimente financeiramente, sem gerar custos adicionais para o escopo da obra, de modo que forme os funcionários da base hierárquica para crescimentos pessoais e profissionais na obra em que atuam, em novas oportunidades e principalmente para que tenham oportunidades de novos empregos dignos quando as obras da CBM terminarem. 


Objetivos do Desenvolvimento Sustentável impactados:





55 visualizações0 comentário
bottom of page