B3 - Programa de Mentoria para Mulheres




O programa Jovens Inovadores em ODS selecionou 15 grupos de jovens de quinze empresas diferentes para acelerarem suas ideias inovadoras que se relacionam diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O programa começou em agosto de 2019 e aconteceu em parceria entre Pacto Global/ONU e Centro de Intraempreendedorismo. Uma das empresas selecionadas foi a B3 Brasil, Bolsa Balcão com o seu projeto "Programa de Mentoria para Mulheres".



Qual problema o projeto visa responder?


Dentro da estrutura organizacional da B3 existe um movimento chamado Núcleo de Diversidade, que apontou que apenas 10% dos cargos existentes na empresa são ocupados por mulheres. De acordo com o IBGE, o número de mulheres em cargos de liderança em empresas caiu de 40 para 38% em 2018 e, embora pesquisas mostrem que metade dos homens acreditem que mulheres estão representadas em cargos de liderança, um estudo da consultoria McKinsey apontou que para 10 homens em cargos de chefia existe apenas uma mulher.¹



Qual é o projeto?


É um programa de mentoria para mulheres, que atinge aos ODS 5 (equidade de gênero) e 8 (emprego digno e crescimento econômico). O programa tem como objetivo desenvolver soft skills e empoderar as mulheres da organização que desejem assumir o protagonismo de suas carreiras e tornarem-se líderes no futuro breve. Acontecendo na B3, enxergamos o potencial do programa ganhar escala e visibilidade no mercado, por conta do papel de pioneirismo que a bolsa exerce no país, influenciando o mercado a avançar nessa direção e impactando positivamente para atingir os ODS 5 e 8 na agenda de 2030 no Brasil.



Como o projeto vai gerar valor para a organização e para a sociedade?


Essa é uma agenda prioritária para a B3, já que a empresa pode influenciar o mercado brasileiro como um todo, e se destacar pela iniciativa. Para as mulheres que vão participar o programa representa ampliação da rede de contatos interna, maior visibilidade e contato com a liderança, estabelecimento de relação de confiança entre mentor/a e mentorada, desenvolvimento dos soft skills necessários para a progressão da carreira, e autoconfiança e empoderamento.



Objetivos do Desenvolvimento Sustentável impactados:







¹ https://epocanegocios.globo.com/colunas/Bolsa-de-Valores/noticia/2018/09/ibge-numero-de-mulheres-em-cargos-de-lideranca-caiu-nos-ultimos-4-anos.html




11 views
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now