Webinar #1 - Oportunidades para intraempreendedores na crise do COVID-19

"Não passaríamos pela crise se não tivéssemos um grupo de intraempreendedores ativos" - Enrique Garcia


Na quarta-feira, dia 06 de maio, aconteceu a Webinar do programa INOVA2030, uma parceria entre Centro de Intraempreendedorismo e Pacto Global com o CEO da Klüber Lubrication, Enrique Garcia. Na Webinar foram discutidas as oportunidades que o executivo enxerga para intraempreender dentro das organizações nesse contexto de crise.


Segundo Enrique existem três grandes oportunidades para a organização e para os intraempreendedores nesse período de crise: mostrar capacidade, aprendizado e melhorar a reputação e a imagem da empresa.  Em relação ao primeiro aspecto, como a organização está com capacidade reduzida, os funcionários estão atuando em áreas distintas do normal; a partir disso o colaborador vai conseguir ter uma visão mais ampla da organização e dos pontos críticos a serem melhorados; essa atuação se mostra como uma ótima oportunidade para os funcionários mostrarem capacidade através da ativação do intraempreendedorismo. A segunda relação traçada por ele sobre aprendizado se refere a esse momento no qual todos estão fazendo coisas novas, e assim ampliando seu conhecimento. E a terceira oportunidade é pensar sobre como as ações da empresa na crise vai impactar sua reputação e imagem no futuro, e por isso abre-se o caminho para o intraempreendedorismo atuar, pensando em soluções que causem o aumento da reputação da empresa. 


Enrique Garcia também discutiu o papel da liderança nesse momento. Segundo ele, as lideranças devem inspirar as pessoas de dentro, e não justificar comportamentos da empresa através do conformismo. Além disso para o executivo é muito importante os líderes terem capacidade de ouvir os funcionários no processo de decisão; esse aspecto da comunicação é essencial para construir um ambiente e uma cultura organizacional propícia ao surgimento do intraempreendedorismo. Esse posicionamento da liderança vai acarretar ações benéficas a empresa, aumentando o conhecimento e o engajamento do colaborador. “Liderança não deve seguir suas prioridades e seus interesses, mas agir de acordo com o interesse dos clientes e dos colaboradores.” Enrique afirma que é preciso mudar com o meio, além da abertura para ouvir cada vez mais os colaboradores e que a mudança dever vir de dentro, motivando cada segmento da organização. Ainda, aqueles que justificam o “não fazer” porque os outros não fazem e encontra desculpas para não agir, deve repensar sua atitude em intraempreender, pois a decisão entre fazer parte do problema ou da solução faz uma grande diferença na mentalidade do intraempreendedor.


Dentre os principais aspectos que os participantes discutiram durante o webinar, a mudança na comunicação durante a crise foi um deles. Afirmaram que antes da pandemia, era feita de forma mais informal e dispersa, mas devido às necessidades de adaptação ela se tornou mais precisa e assertiva. Aliado a esse aspecto, está o fato de que a tecnologia se tornou um meio facilitador de organizar as reuniões, bem como o rendimento na produção de trabalho e clareza nas informações trocadas. 


Na Webinar os participantes também discutiram sobre como a crise está mostrando as pessoas que elas podem fazer a solução, aproveitando esse momento para fazer a diferença dentro da empresa.  Além disso, outras empresas, como a Vedacit, estão usando esse período para fomentar discussões importantes como flexibilização da jornada de trabalho, digitalização dos colaboradores e dos clientes, e as possíveis mudanças nos formatos de trabalho.  No fim, Enrique deu sua dica para os participantes do programa “Jovens Inovadores em ODS”: “entender as prioridades, voltar ao início do projeto, pois ser intraempreendedor não é apenas por um momento; procurar quais os timings certos. Deixar de lado um projeto que é muito bom em tempos menos conturbados e aproveitar a sua linha intraempreendedora no que a organização está precisando no momento”. 

14 views
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram

Liga de Intraempreendedores - Brasil

@ligadeintraempreendedores

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now