top of page
  • Foto do escritorLiga de Intraempreendedores

Natura - Empreenda Amazônia


O programa Jovens Inovadores em ODS selecionou 15 grupos de jovens de quinze empresas diferentes para acelerarem suas ideias inovadoras que se relacionam diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O programa começou em agosto de 2019 e aconteceu em parceria entre Pacto Global/ONU e Centro de Intraempreendedorismo. Uma das empresas selecionadas foi a Natura com o seu projeto "Empreenda Amazônia".



Qual problema o projeto visa responder?

Em 2018 segundo o IBGE 74,4% da população da região Norte estava vivendo com até um salário mínimo ¹. Dentro desse contexto a Natura constatou que pela dependência de uma fonte de renda específica existe uma grande evasão dos jovens das comunidades da região Amazônica para os centros urbanos, que vão em busca de novas oportunidades de trabalho. Combinando essa característica com a preocupação das consultoras de 34 comunidades da região dependerem unicamente dos rendimentos advindos da comercialização dos produtos da Natura, a empresa pensou em um projeto que visa promover a educação financeira e dar ferramentas de empreendedorismo para as consultoras de forma que elas aprendam o melhor uso dos recursos e descubram alternativas de projetos que acarretem numa maior diversificação das suas fontes de renda e consequentemente numa melhoria socioeconômica. 



Qual é o projeto?

A ideia é promover a educação financeira e dar ferramentas de empreendedorismo para melhor uso dos recursos e desenvolvimento de projetos associados a diversificação das fontes de renda.



Como o projeto vai gerar valor para a organização e para a sociedade?

Aumento de valor gerado para a empresa, e para as comunidades que vão construir junto com a Natura as melhores soluções para lidar seus problemas.



Objetivos do Desenvolvimento Sustentável impactados:




¹ IBGE. Síntese dos Indicadores Sociais, Tabela 2.2 Total e respectiva distribuição percentual das pessoas, por classes de rendimento domiciliar per capita, com indicação do coeficiente de variação, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação - 2018. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/habitacao/9221-sintese-de-indicadores-sociais.html?=&t=resultados>

112 visualizações0 comentário
bottom of page