top of page
  • Foto do escritorLiga de Intraempreendedores

Lojas Americanas - Projeto para a Remoção das Sacolas nas Lojas Físicas


O programa Jovens Inovadores em ODS selecionou 15 grupos de jovens de quinze empresas diferentes para acelerarem suas ideias inovadoras que se relacionam diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O programa começou em agosto de 2019 e aconteceu em parceria entre Pacto Global/ONU e Centro de Intraempreendedorismo. Uma das empresas selecionadas foi a Lojas Americanas com o seu projeto "Projeto para a Remoção das Sacolas nas Lojas Físicas".



Qual problema o projeto visa responder?


As Lojas Americanas representam uma das maiores empresas de varejo no Brasil, dentro disso uma das principais questões acerca do negócio é o uso de sacolas plásticas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente 1,5 milhão de sacolas plásticas são distribuídas por hora no Brasil, esse alto consumo acarreta inúmeros danos ao meio ambiente através do seu processo de produção que além de esgotar recursos naturais também gera muitos resíduos e gases do efeito estufa, e pelo seu descarte que amplifica a poluição e danifica a biodiversidade em geral. ¹



Qual é o projeto?

As Lojas Americanas acredita no potencial de mudança do hábito de consumo dos seus clientes, para reduzir a geração de sacolas plásticas atualmente distribuídas em mais de 1.700 lojas em todo o Brasil. Para alcançar esse objetivo, a proposta é um plano para conscientização da população aliada a não distribuição de sacolas plásticas descartáveis, oferecendo uma opção alternativa de baixo impacto ambiental e baixo custo, utilizando em um primeiro momento a estratégia de cashback, com um benefício financeiro para o cliente.



Como o projeto vai gerar valor para a organização e para a sociedade?

O projeto tem o propósito de promover uma mudança de hábito de consumo a nível nacional. As Lojas Americanas almeja usar a sua relevância no país para mudar a relação de dependência da população brasileira com o plástico, contribuindo para a redução da poluição ambiental causada pelo lixo plástico. Aliado a isso atualmente as sacolas plásticas descartáveis tem um custo altíssimo para a Companhia e o projeto é oportunidade da Sustentabilidade gerar economia para a empresa.



Objetivos do Desenvolvimento Sustentável impactados:






287 visualizações0 comentário
bottom of page